Você sabe o que é Logoterapia? Muitos brasileiros ainda não sabem da terceira escola vienense de psicoterapia, sendo a segunda a psicologia individual de Adler e a primeira, a psicanálise de Freud.

Criada pelo médico psiquiatra Victor Frankl, a Logoterapia aponta um caminho maravilhoso em busca  do auto conhecimento. 
Segundo a etimologia da palavra logos em grego significa sentido e therapéia, terapia. Surge então na segunda guerra mundial, a terapia do sentido. 
Victor Frankl sobreviveu a quatro campos de concentração e atribuiu  a sua sobrevivência aos seus estudos praticados. O neurocientista ajudou a si mesmo na sua liberdade interior e cuidou dos seus companheiros, ajudando a cada um a encontrar o seu sentido de vida. Frankl transcendeu cuidando das suas emoções e auto transcendeu salvando vidas. 

Na Logoterapia entendemos que nós humanos somos seres bio, psico, espirituais, que podemos perfeitamente gerir as nossas emoções e transcender as limitações, ou situações limite. 

Existem técnicas praticáveis desta psicoterapia, sendo as principais o auto distanciamento, a intenção paradoxal e o diálogo socrático. 


Brevemente falaremos mais sobre o assunto. 



Por Inês Marzano