LAVAGEM DE SANTO ANTÓNIO


Festival Cultural Brasileiro – Lisboa
 
Portugal vai receber pela primeira vez a Lavagem de Santo Antonio, sendo o segundo país a prestigiar esta tradição culturalmente brasileira pela Europa.


Lisboa vai brilhar de sete a dez de setembro deste ano, com uma programação repleta de união, paz, amor e misticismo. Nesses três dias de evento, os participantes poderao prestigiar uma imersão cultural, que acontecerá na Igreja de Santo António.


O Festival, irá unir o ato religioso e festivo, fazendo com que não só os brasileiros, mas também os europeus se juntem neste ato de paz, culturalmente iniciado no Brasil, mais precisamente em Salvador no Estado da Bahia, onde é conhecida como a Lavagem do Bonfim, na qual já é tradição.


Na França, o evento já acorre, há aproximadamente 20 anos, sendo a famosa e tradicional Lavagem de La Madeleine, fazendo parte do calendário do verão francês, condecorado pelo Senado Francês, e reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


Este feito, foi trazido para a Europa, pelo baiano Robertinho Chaves, da cidade de Santo Amaro da Purificação-BA, que é o atual Presidente da Associação Franco-Brasileira Viva Madeleine, que tem como principal objetivo difundir a cultura brasileira na Europa e promover a paz e a cultura, entre os povos de todas as nacionalidades, pois para expressarmos o amor e a paz, nem sempre é necessário a fala, mas sim um sorriso, uma expressão ou uma dança. Somente assim, conseguiremos criar uma onda de paz e união no  mundo inteiro, neste  ato de fé, benevolência e solidariedade.


Em Portugal, o festival tem inicio, no dia (7), do corrente mês, com a Conferência presidida pela Alline Silva,  membro da Associação Viva Madeleine, onde será possivel saber um pouco mais, sobre a origem da lavagem e a importância do festival ser fortalecido na Europa.


O paraninfo do festival, Nelson Motta, é jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro, sendo roteirista de diversos programas da Globo e atualmente, tem uma coluna semanal no jornal da mesma emissora, sobre cultura e comportamento, e apresenta também o programa Em Casa com Nelson Motta, na Globonews. Motta, tem uma grande bagagem cultural brasileira, que irá enriquecer ainda mais nosso festival em Portugal.


No dia (8) de setembro, será realizado a missa de agradecimento a Santo António, em um ato fé, transmitindo a religiosidade, originada pelos escravos em terras brasileiras. Disseminando assim o amor e a paz por todos os povos do mundo.


No dia (10) de setembro, último dia do evento, ocorrerá o cortejo da Lavagem de Santo António, um dos momentos mais esperados do festival, onde estará reunido diversas personalidades como:  as cantoras Carla Visi, Nega Jaci, o jornalista Nelson Motta, Capoeira Brasil, Capoeira Abadá, Grupo Oxalá, Nelma Barreto e Mulheres da Resistência, Baque Tejo, Baque das Mulheres, sendo um momento de celebraçao e muita felicidade transmitido a cada batuque do tambor e, também carinhosamente representado pelas belíssimas baianas que estarão vestidas com seus saiotes e turbantes levando as águas de cheiro para fazer a famosa lavagem as escadarias.


No mesmo dia ao entardecer, o festival será encerrado com uma grande feijoada que irá ocorrer na Voz do Operário, com a presença do cantor baiano Magary Lord, que irá trazer para Portugal um pouco da pegada baiana, misturando o black music e o Semba da Angola, mostrando que o baiano, tem dendê de sobra para contagiar a Lavagem de Santo António. Magary tem músicas gravadas com Ivete Sangalo, Seu Jorge, Arlindo Cruz, Cidade Negra, Margareth Menezes e Saulo.


Além dele a cantora Carla Visi também irá mostrar o carisma baiano no palco da feijoada. Carla que estourou com a banda baiana, Cheiro de Amor e foi sucesso nos anos 90 com as músicas: "vai sacudir, vai abalar", "aviãozinho", "ficar com você" e "quixabeira". A noite, contará ainda com a apresentação do sambista Beto Souza e Juliann Tavares, trazendo ainda mais diversão e entretenimento para este belíssimo momento.


Apoio: Rádio Domm