Na quinta-feira, 2 de maio, haverá eleições para o governo local para decidir quem representará o povo de Swindon.

Apenas um terço dos assentos serão disputados, o que tem acontecido desde que o conselho ficou conhecido como Swindon Borough Council em 1997.

Nem todos terão a oportunidade de votar, mas a grande maioria das pessoas terá.

Esta será a última vez que apenas um terço dos assentos serão eleitos, uma vez que o processo deverá mudar em maio de 2026 e não haverá eleições para o conselho no próximo ano.

Aqui estão algumas coisas que você pode querer saber sobre a eleição de Swindon:


Em quem posso votar?

Um assento está disponível em todas as enfermarias, exceto Chiseldon e Lawn, onde não há nenhum, e Wroughton e Wichelstowe, onde há dois.

A segunda vaga se deve à renúncia do vereador conservador Dave Martyn.

Os Trabalhistas, os Conservadores e os Liberais Democratas apresentarão um candidato em cada assento, com o Partido Verde ocupando metade dos assentos disponíveis.

A Coligação Sindicalista e Socialista terá cinco candidatos e a Reform UK um.

Uma lista completa de candidatos pode ser encontrada aqui .  

Qual é o pano de fundo?

Os trabalhistas assumiram o controle do conselho em 2023 e então, em outubro, o conselho concordou por unanimidade em mudar a votação para que todos os assentos fossem eleitos de uma só vez – uma mudança para eleições para todo o conselho, a cada quatro anos.

Paralelamente a esta decisão, a Comissão de Limites do Governo Local para Inglaterra (LGBCE) está a rever os distritos de Swindon devido à desigualdade eleitoral em dois distritos: o distrito de St Andrews, que tem muitos eleitores, e os distritos de Wroughton e Wichelstowe, que têm poucos.

A revisão eleitoral analisa o número de vereadores, o número de distritos, os limites entre os distritos, os nomes de cada distrito e o número de conselheiros eleitos para cada distrito.

Quaisquer alterações seriam introduzidas para coincidir com a introdução do novo ciclo eleitoral em 2026.

O conselho mudará de mãos novamente desta vez?

É teoricamente possível. Mas não é esperado.

Os conservadores precisariam ganhar todos os assentos nas eleições para recuperar o controle do conselho.

O Partido Trabalhista tem uma maioria de nove atualmente no conselho. 20 assentos de 57 estão sendo votados.

15 dessas cadeiras foram ocupadas pelos conservadores, então eles precisariam mantê-las, além de ganhar todas as outras cinco cadeiras disponíveis para recuperar a maioria.

Possível, mas improvável.

A atual composição do conselho inclui 32 trabalhistas, 23 conservadores e um liberal democrata e um independente.

Quais são as questões para o conselho?

Os conselhos locais têm muitas responsabilidades.

Gerem a eliminação de resíduos, são responsáveis ​​pelos transportes locais, pela manutenção de estradas e passeios, pela gestão do serviço de biblioteca, parques e espaços verdes, bem como pelas aplicações de planeamento.

Tal como muitas autoridades locais no Ocidente e no Reino Unido, Swindon está a lutar para equilibrar as contas .

O orçamento de Fevereiro previa quase 20 milhões de libras em poupanças, com mais de 5 milhões de libras em reservas municipais destinadas a ajudar a preencher a lacuna.

As poupanças incluirão cortes nas bibliotecas e nos transportes comunitários e a iluminação pública será diminuída ou desligada durante períodos para reduzir as contas de energia.

Haverá também uma revisão dos serviços de cuidados a adultos e crianças, com poupanças adicionais planeadas entre 2025 e 2027.

Quando é a votação?

A votação realiza-se na quinta-feira, 2 de maio, entre as 07h00 e as 22h00 BST, embora o voto por correspondência possa ser realizado antes dessa data.

Se você pretende votar pessoalmente, precisará levar identificação, de acordo com as novas regras introduzidas no ano passado.


Por Brunno Lemos

Redação