Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando Agora:

Inês Marzano Inês Marzano

Transcendência 

Em tempos de guerra, turbulências, mudanças sociais e económicas, conflitos externos e externos,  precisamos ir além do limite!
O que é uma situação limite? Para a Logoterapia a situação limite é representada através da Tríade Trágica, ou seja, pelo sofrimento, a culpa e a morte.
O ser humano é intrinsecamente um ser adaptável ao ambiente e situações. 
A liberdade interior do homem pode libertar um preso ou a falta dela, prendê-lo. 
A transcendência é a capacidade do indivíduo lidar com maturidade e responsabilidade diante dos desafios. E a auto transcendência é ir além na direção do outro. Só pode curar alguém aquele que se curou. Segundo Victor Frank o mais alto grau de satisfação ou sentido de vida está em ajudar as pessoas, ensinando-as a transcendência de si próprio. 
Algumas técnicas da Logoterapia ajudam muito neste processo como o auto distanciamento e a intenção paradoxal. 


Mais informações: ines_marzano@hotmail.com.
Por Inês Marzano

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A arte do amadurecimento


A longevidade é um presente do Criador. Mas, infelizmente muitas pessoas sem a dádiva da gratidão, acumulam anos de vida juntamente com ódio, rancores e sentimentos negativos. Pessoas presas ao passado não podem experimentar a grandeza do perdão, a conquista do amor de Deus e a autotranscedência.

O que seria a auto-transcendência? O médico e neurocientista.

Victor Frankl abordou esta questão ao sobreviver à quatro campos de concentração e ver seus amigos que desejavam sobreviver buscando um sentido de vida. Já outros se enfraqueciam, se vitimizavam e desistiam da vida.

Hoje não é diferente, existem aqueles que querem crescer, aprender, se tornar pessoas melhores independente da idade. Aqueles que se despojam do pseudo conhecimento humano, da soberba e principalmente do ódio, rancor e amargura.

É lamentável ver pessoas se entregando ao vazio existencial, destruindo suas vidas, vidas alheias e derrubando seus próprios lares. 
A transcendência vem sempre após uma situação limite, ou seja, o sofrimento, a culpa, o acaso e a morte.

Numa depressão, por exemplo, a transcendência está em buscar ajuda, fazer coisas interessantes, fazer amigos.....numa culpa seria o exercício do perdão, do amor próprio.

Transcender é ir além... vencer....

São inúmeros os casos que apontam este caminho, de vencermos a nós mesmos, o nosso ego, amar o próximo, amar os que nos perseguem....

Tudo isso é possível quando o indivíduo busca praticar a auto transcendência indo além de si. Quando saímos de nós mesmos na direção do outro para ajudar, automaticamente nos sentimos úteis, completos e, principalmente, humanos. 

Tudo isso é possível ao nos depararmos com a maturidade de aprender com erros e acertos nesta linda jornada que se chama vida. 



Por Inês Marzano



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A cura através da auto transcendência 


Você sabe o que é Logoterapia? Muitos brasileiros ainda não sabem da terceira escola vienense de psicoterapia, sendo a segunda a psicologia individual de Adler e a primeira, a psicanálise de Freud.


Criada pelo médico psiquiatra Victor Frankl, a Logoterapia aponta um caminho maravilhoso em busca  do auto conhecimento. 
Segundo a etimologia da palavra logos em grego significa sentido e therapéia, terapia. Surge então na segunda guerra mundial, a terapia do sentido. 
Victor Frankl sobreviveu a quatro campos de concentração e atribuiu  a sua sobrevivência aos seus estudos praticados. O neurocientista ajudou a si mesmo na sua liberdade interior e cuidou dos seus companheiros, ajudando a cada um a encontrar o seu sentido de vida. Frankl transcendeu cuidando das suas emoções e auto transcendeu salvando vidas. 


Na Logoterapia entendemos que nós humanos somos seres bio, psico, espirituais, que podemos perfeitamente gerir as nossas emoções e transcender as limitações, ou situações limite. 


Existem técnicas praticáveis desta psicoterapia, sendo as principais o auto distanciamento, a intenção paradoxal e o diálogo socrático. 


Brevemente falaremos mais sobre o assunto. 


Por Inês Marzano



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INÊS MARZANO


Inês Marzano Nogueira é doutoranda em psicologia social pela Universidad Argentina John F. Kennedy, bacharel em Belas Artes pela UFMG, graduada em jornalismo e pós graduada em marketing. É professora de artes e palestrante. Inês é também escritora e ilustradora de livros infantis. E possui dois canais no YouTube, sendo o Aprender a Desenhar by prof Inês Marzano e o Logoterapia com Inês Marzano.


Contatos: ines_marzano@hotmail.com - 31 99953.5533 - Instagram: @inesmarzanoatelier