O presidente francês Emmanuel Macron (à esquerda) e o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson (à direita) se encontraram em Roma no domingo


As tensões aumentaram na semana passada por causa da falta de licenças pós-Brexit emitidas para barcos de pesca franceses pelo Reino Unido.
Isso levou a ameaças da França de que poderia bloquear seus portos para navios britânicos em retaliação.
Mas o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente francês Emmanuel Macron, concordaram em trabalhar para encontrar uma solução.


A dupla teve uma reunião informal em Roma, onde os líderes das economias mais ricas do mundo, o G20, estão conversando.
De acordo com autoridades francesas, Johnson e Macron disseram que "trabalhariam para encontrar uma solução para o problema".
Um comunicado do Palácio do Eliseu disse que os dois líderes "concordaram em continuar as negociações nas próximas horas e dias sobre as licenças de pesca".
Mas também disse que Macron queria "continuar o diálogo com base na exatidão, seriedade e respeito", acrescentando: "O presidente francês disse ao seu homólogo sobre a necessidade de respeitar os compromissos assumidos conjuntamente pelo Reino Unido e pela UE no acordo Brexit . "
Embora a pesca seja uma pequena parte das economias britânica e francesa, ela desempenhou um grande papel político em todo o Brexit.
Mas esta disputa em particular começou depois que uma traineira britânica foi apreendida pela França e outra multada durante verificações em Le Havre na quinta-feira.


Desde então, a questão mais ampla de quantas licenças o Reino Unido concede à França após o Brexit para pescar em águas britânicas veio à tona.
A França ficou irritada com a decisão do Reino Unido e de Jersey no mês passado de negar licenças de pesca a dezenas de barcos franceses e argumentou que isso violava o acordo da Brexit.
Em seguida, avisou que bloquearia os barcos britânicos de desembarcar suas capturas em alguns portos franceses na próxima semana e aumentaria os controles sobre os barcos e caminhões do Reino Unido se a disputa sobre as licenças de pesca não fosse resolvida até terça-feira.
A França também disse que poderia cortar o fornecimento de eletricidade para Jersey, uma dependência da Coroa britânica, como havia ameaçado em maio.


Falando no sábado, Johnson reconheceu que há "turbulência" no relacionamento do Reino Unido com a França, mas insistiu que as coisas que unem os dois países são mais importantes do que suas divisões.
No entanto, levando ao Twitter, seu ministro do Brexit, Lord Frost, disse no sábado que o governo estava "considerando ativamente" lançar um processo legal contra a França sob o acordo Brexit, como resultado das "ameaças".
Ele twittou: "Continuaremos a conversar de maneira construtiva para tentar resolver todas as diferenças entre nós e exortamos a UE e a França a recuarem na retórica e nas ações que tornam isso mais difícil".
No domingo, o ministro da França para a Europa, Clément Beaune, respondeu a Lord Frost, dizendo que a França vinha "negociando pacientemente e construtivamente por 10 meses".


Ele rejeitou as alegações de que havia questões técnicas que levaram aos problemas, dizendo: "Não é uma questão técnica, é uma escolha política e uma violação do [acordo da Brexit]."
Ele acrescentou: "Um amigo, aliado e parceiro responsável deve cumprir sua palavra e cumprir os compromissos legais."


Por BBC

Redação Rádio domm