A tão esperada cúpula de mudanças climáticas COP26 começou na cidade escocesa de Glasgow.
Delegados de cerca de 200 países estão lá para anunciar como vão reduzir as emissões até 2030 e ajudar o planeta.
Com o aquecimento global devido às emissões de combustíveis fósseis causadas pelo homem, os cientistas alertam que uma ação urgente é necessária para evitar uma catástrofe climática.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a cúpula será o "momento da verdade do mundo".
Falando antes da conferência de duas semanas, Johnson pediu aos líderes que aproveitem ao máximo: "A questão que todos estão perguntando é se aproveitamos este momento ou o deixamos escapar."
COP26 Presidente Alok Sharma disse acordo seria "mais resistente do que o que conseguimos em Paris" cinco anos atrás, quando quase todas as nações do mundo concordaram um tratado para "prosseguir os esforços" para limitar o aumento da temperatura global a 1.5C .
"Isso é sobre os líderes", disse ele ao Andrew Marr Show, da BBC One. "Eles precisam avançar e nós precisamos chegar a um acordo coletivo sobre como vamos atingir essa meta."
Ele disse "esperamos mais" de países como a China, o maior emissor de carbono do mundo, e chamou a cúpula uma "oportunidade real" para eles mostrarem liderança.

O primeiro dia da cúpula verá um relatório sobre o estado do clima divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
O relatório provisório da OMM feito por cientistas do clima vai comparar as temperaturas globais este ano até agora com os anos anteriores.
Eventos climáticos extremos ligados às mudanças climáticas - incluindo ondas de calor, inundações e incêndios florestais - estão se intensificando.
A última década foi a mais calorosa já registrada, e os governos concordam que uma ação coletiva urgente é necessária.
A reunião das Nações Unidas é uma das maiores cúpulas que o Reino Unido já sediou e foi adiada por um ano por causa da pandemia. COP significa "conferência das partes" e é a 26ª dessas conferências.

A maioria dos líderes chegará tarde na noite de domingo. Muitos estão viajando de outra cúpula, o G20, em Roma.
O domingo é em grande parte um dia de abertura cerimonial, com vários discursos de pessoas, incluindo Abdulla Shahid, o presidente da Assembleia Geral da ONU e Ministro das Relações Exteriores das Maldivas. As ilhas baixas das Maldivas estão ameaçadas pelas mudanças climáticas devido ao aumento do nível do mar.
Países de todas as regiões do mundo terão representantes em Glasgow, prontos para discutir seus planos de redução de emissões até 2030.
Todos concordaram em 2015 em fazer mudanças para manter o aquecimento global "bem abaixo" de 2C acima dos níveis pré-industriais, mas desde então, conforme os eventos climáticos extremos se intensificaram, os cientistas do clima instaram as nações a buscarem 1,5C para limitar o risco de desastre ambiental .


Por BBC

Redação Rádio domm