Alec Baldwin falou em público pela primeira vez desde que matou acidentalmente a cinegrafista Halyna Hutchins em um set de filmagem no início deste mês, dizendo "ela era minha amiga".


Em declarações aos repórteres, o ator disse que seria a favor de limitar o uso futuro de armas de fogo em produções cinematográficas para proteger a segurança das pessoas.
Ele disse que a polícia ordenou que ele não discutisse a investigação em andamento.
Os promotores dizem que não descartaram a possibilidade de apresentar acusações criminais sobre o caso.
A Sra. Hutchins, 42, foi baleada no set do filme de faroeste Rust, no estado americano do Novo México, quando Baldwin disparou, sem saber, uma arma carregada com uma bala de verdade. O diretor do filme, Joel Souza, foi ferido no ombro.
"Ela era minha amiga. No dia em que cheguei a Santa Fé e comecei a fotografar, eu a levei para jantar com Joel", disse Baldwin aos fotógrafos que o vinham seguindo e com sua família no estado de Vermont.


"Éramos uma equipe muito, muito bem treinada filmando um filme juntos e então esse evento horrível aconteceu."
O vídeo da troca foi publicado no site TMZ. Baldwin disse que o incidente foi "um em um trilhão de episódios" e que acidentes dessa natureza raramente acontecem.


"Um esforço contínuo para limitar o uso de armas de fogo em sets de filmagem é algo em que estou extremamente interessado", acrescentou.



Na quarta-feira, os investigadores disseram que um "projétil de chumbo" foi removido do ombro do diretor e que parecia ser uma rodada real. Eles disseram que havia "alguma complacência" em relação à segurança no set.
Enquanto isso, os advogados de Hannah Gutierrez-Reed, a armeiro que estava encarregada das armas no set de Rust, divulgou um comunicado nesta semana dizendo que ela não sabia de onde "as rodadas ao vivo vieram".
Eles disseram que ela "nunca testemunhou ninguém atirar ao vivo com essas armas e nem permitiria isso" e culpou os produtores por cortar atalhos, criando condições de trabalho inseguras.

Baldwin, que também foi produtor de Rust, disse que "duvida sinceramente" que a produção do filme algum dia seja retomada. Um porta-voz dos produtores do filme não comentou.


Por BBC
Redação Rádio domm