Dama do teatro é eleita para a cadeira 17 e Gilberto Gil disputa a de n° 12, num processo que torna a Academia Brasileira de Letras mais próxima do grande público
Eleição aconteceu nesta quinta-feira (4), sem a presença da atriz. Atriz foi eleita por 32 dos 34 acadêmicos — 2 votos foram brancos.
RIO — A nova ocupante da cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras dispensa apresentações. Vencedora dos mais importantes prêmios nacionais e internacionais como atriz, vencedora no Festival de Berlim e única brasileira indicada ao Oscar (por "Central do Brasil"), Fernanda Montenegro foi eleita na tarde desta quinta-feira (4), por 32 votos (duas abstenções e um nulo), em cerimônia no Petit Trianon. A votação acabou sendo uma mera formalidade, já que a Grande Dama do Teatro era a única candidata para a vaga — ninguém ousou enfrentá-la. Aos 92 anos de idade e 76 de profissão, ela assume o assento que tem como patrono Hipólito da Costa e que teve como último ocupante o diplomata e escritor Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março de 2020.