Investigadores estiveram na sede da empresa operadora da aeronave PT-ONJ, em Goiânia; documentos sobre manutenção e registros operacionais também foram coletados.


Investigadores da Força Aérea Brasileira (FAB) coletaram uma amostra do combustível do caminhão que abasteceu a aeronave que transportava a cantora Marília Mendonça.
O avião que levava a artista e outras quatro pessoas caiu em Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, no oeste de Minas Gerais, a uma distância de três quilômetros do aeroporto de Caratinga, cidade onde a cantora faria um show na noite desta sexta-feira. Todos os ocupantes, incluindo piloto e copiloto, morreram no acidente aéreo.
Além da amostra do combustível, os profissionais coletaram documentos sobre manutenção da aeronave e registros operacionais.
“Investigadores do SERIPA VI da FAB compareceram na sede da empresa operadora da aeronave PT-ONJ, em Goiânia/GO, e coletaram documentos de manutenção, registros operacionais dos tripulantes e uma amostra de combustível do caminhão que reabasteceu o “King Air” antes da decolagem”, diz o órgão.
O Seripa VI é o serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos que atende o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
A FAB e a Polícia Civil de Minas Gerais investigam o acidente. Neste sábado (6), os investigadores do Seripa III, do Rio de Janeiro, estiveram no local do acidente aéreo para “identificar indícios, fotografar as cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas, reunir documentos etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”.
A ação do Seripa VI é complementar às investigações já iniciadas pelo Seripa III e a FAB informa que a investigação será célere. “A ação acontece em complemento às atividades realizadas pelo SERIPA III no local do acidente, em Caratinga/MG. Informamos que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade do acidente e da necessidade de descobrir os fatores contribuintes.”
O acidente
A aeronave caiu em um curso d’água próximo de um acesso da rodovia BR-474. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que o avião bateu cabos de energia de uma torre de distribuição da companhia em Caratinga.



Cemig diz que torre de distribuição atingida pelo avião de Marília Mendonça está fora de área de proteção do Aeródromo de Caratinga / Foto: Cemig

Conforme informou a analista da CNN Basília Rodrigues, o sistema usado pelo piloto não mostrava a rede de fios. No entanto, não está descartado que o piloto, experiente na profissão, pudesse ter conhecimento por outra fonte da existência dos fios, o que somente a investigação da FAB irá constatar.
cantora Marília Mendonça, de 26 anos, e seu tio, Abicieli, foram sepultados na tarde deste sábado em Goiânia. Já o corpo do produtor Henrique Ribeiro foi levado para Salvador, na Bahia, onde foi velado e enterrado. O piloto e copiloto também foram velados em cerimônias particulares restritas aos familiares.
O velório da cantora foi aberto ao público e diversos artistas, amigos, fãs e familiares acompanharam a cerimônia durante a tarde de ontem no ginásio Goiânia Arena.





Por CNN
Redação Rádio domm