O Ministério de Agricultura do país não acredita que haja possibilidade de transmissão a humanos por meio do consumo da carne ou dos ovos



Japão detectou seu primeiro surto de gripe aviária para a temporada de inverno de 2021, com a confirmação de uma “gripe aviária altamente patogênica” em uma granja no nordeste do país, informou o Ministério da Agricultura do país nesta quarta-feira (10).
Cerca de 143.000 galinhas serão exterminadas na fazenda, disse o ministério, acrescentando que zonas de segurança de até 10 km (6,2 milhas) do local foram estabelecidas no local.

“Na situação atual no Japão, não acreditamos que haja qualquer possibilidade de a gripe aviária ser transmitida aos humanos por meio do consumo de carne de aves ou ovos”, disse a pasta.
Mas um aumento no número de pessoas infectadas com a gripe aviária na China este ano está se tornando uma fonte de preocupação entre os especialistas em epidemiologia, especialmente à medida que o mundo se recupera lentamente da pandemia de Covid-19.
A China relatou 21 infecções humanas com o subtipo H5N6 da gripe aviária em 2021 para a Organização Mundial de Saúde (OMS), em comparação com apenas cinco no ano passado, com seis mortos e muitos gravemente doentes.
Surtos de gripe aviária também foram relatados nos últimos dias e semanas na Europa, com fazendas na Polônia sendo os locais mais recentes para infecções, totalizando 650.000 aves.
No inverno passado, o Japão teve sua pior temporada em fazendas, com mais de 3 milhões de galinhas abatidas e um quarto das prefeituras do país afetadas.




Por CNN

Redação Rádio domm