O país acaba de enfrentar uma escassez de combustível e de alimentos, e viu seu governo aprovar o despejo de esgoto não tratado pelo litoral. Além disso, tem hoje o segundo maior número de casos de Covid-19 no mundo

Então, quem gostaria visitar o Reino Unido durante as férias?
Não muitos, mostram os números.

Em 2021, o conselho nacional de turismo Visit Britain previu que o número de visitantes será menor ainda do que em 2020, quando as restrições de viagem eram mais altas.
O número de turistas no Reino Unido caiu de 40,9 milhões em 2019 para 11,1 milhões em 2020 – uma queda de 73%.
Mas 2021 parece ter sido ainda pior para o setor de turismo do Reino Unido: apenas 7,4 milhões de visitantes estão previstos para visitar o país até o final do ano – uma queda de 82% em relação a 2019.

E embora todos os destinos, é claro, tenham sido devastados pela pandemia, os números do Reino Unido mostram que os viagens ao país não estão se recuperando como nos países próximos, que viram o número de visitantes aumentar à medida que as restrições começaram a diminuir.
A vizinha França, por exemplo, teve um crescimento de 34,9% de turistas em 2021 em comparação a 2020, trazendo US$ 43 bilhões extras para a economia. Além disso, os voos para hotspots de verão na Espanha e na Turquia recuperaram 64% e 74% de seus números de 2019, o mesmo para voos durante o inverno.
A Grécia estava quase de volta aos níveis pré-pandêmicos durante o verão, com 86% das chegadas em julho e agosto de 2019, de acordo com os analistas de dados de aviação Forward Keys. O Reino Unido, por sua vez, conseguiu apenas 14,3% dos níveis de 2019, de acordo com seus dados.
Os membros da indústria descrevem a situação do Reino Unido como uma tempestade perfeita: disparando as taxas de Covid-19 enquanto os vizinhos europeus se estabilizavam; regras de viagem inconsistentes; e os efeitos do Brexit, que finalmente estão sendo sentidos, tanto no Reino Unido quanto por aqueles que desejam viajar para lá.
Soma-se a isso os gastos governamentais relativamente baixos para o plano de recuperação do turismo, à medida que outros países vão ao tribunal para receber seus visitantes.
“Os problemas que o Reino Unido enfrenta são múltiplos, e não estão apenas relacionados com a Covid”, disse Tom Jenkins, CEO da Associação Comercial para o Turismo Receptivo na Europa (ETOA).

Kurt Janson, diretor da Tourism Alliance do Reino Unido, credita a culpa à doença, mas também ao governo. “Alguns dos problemas são infligidos pelo governo e também pela Covid”, diz ele.
Afinal, o que exatamente está acontecendo?
“Ilha da Praga”

Em primeiro lugar, é claro, existe a pandemia.
Embora o Reino Unido tenha sido o primeiro país da Europa a lançar seu programa de vacinação, nos últimos meses ele ficou para trás em relação aos seus vizinhos. Quase 69% dos britânicos foram vacinados, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Portugal, por outro lado, apresenta uma taxa de vacinação de 87%.
E, embora muitos outros países com grande concentração de turistas tenham continuado a usar as máscaras – na França, Espanha e Itália, as máscaras devem ser usadas todo o tempo em ambientes fechados – o Reino Unido alardeava o fim das restrições. Em novembro, o primeiro-ministro Boris Johnson foi criticado por não usar máscara durante uma visita a um hospital.
Mas, embora o relaxamento das regras tivesse o objetivo de abrir o Reino Unido, os de fora estão vendo isso de uma maneira diferente.
“A segurança é a principal preocupação dos visitantes chineses – somos mais sensíveis e cuidadosos do que outros países”, disse Marcus Lee, CEO da China Travel Online.
O número de casos do Reino Unido cresceu muito além de outros países europeus durante setembro e outubro. E embora os números estejam aumentando em todo o continente, com países como a Alemanha agora registrando picos massivos nas taxas de infecção e a Holanda voltando ao lockdown, o Reino Unido ainda registrou o segundo maior número de casos no mundo nas últimas quatro semanas, de acordo com a Universidade Johns Hopkins – perdendo apenas para os EUA, cuja população de 330 milhões supera os 67 milhões do Reino Unido.
As duras regras de quarentena significam que as viagens de ida da China são efetivamente bloqueadas, de modo que os visitantes chineses não vão a lugar nenhum agora. Mas quando o fizerem – Marcus Lee calcula que será na primeira metade de 2022, quando quase 100% do país for vacinado -, ele diz que o Reino Unido não será a escolha de muitos.
“Eventualmente, se os casos do Reino Unido diminuírem, acho que vocês verão mais chineses.”
Os europeus também estão relutantes em viajar para o que, no final do ano passado, o New York Times chamou de “ilha da praga”.

Fabio Bergonzini, de Bolonha, Itália, costumava ser um visitante regular do Reino Unido. Falante fluente em inglês e amante de tudo que é britânico, ele visitou a Inglaterra três vezes em 2019 – city breaks em Londres e Manchester, além de uma viagem pela região norte de Yorkshire – mas não voltou desde o início da pandemia.
“Sinto muita falta do Reino Unido, mas ainda parece um pouco assustador”, diz ele.
“Talvez os italianos estejam um pouco mais cautelosos porque fomos fortemente afetados primeiro – março do ano passado foi realmente difícil de suportar.”
“Mas a percepção geral daqui é que no Reino Unido as pessoas não consideram mais a Covid como um problema – como se não fosse mais discutido. Alguns amigos escoceses me disseram que todo mundo na Escócia anda com máscaras, mas as pessoas na Inglaterra não. Considerando que eu não saio de casa sem uma máscara, me sentiria um pouco estranho sendo o único mascarado lá. ”



Boris Johnson: o uso de máscara é frequentemente ignorado na Inglaterra  / POOL/AFP via Getty Images


Lee concorda. “Nós [na China] usamos máscaras, então talvez não nos sentíssemos seguros ao ver que ninguém está usando uma máscara na rua. Talvez não quiséssemos pegar nem o metrô.” Embora a obrigatoriedade da máscara tenha sido retirada pelo governo, foi imposta ao transporte de Londres pelo prefeito Sadiq Khan – embora os londrinos digam que ela é frequentemente ignorada e raramente aplicada.
Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm regras diferentes da Inglaterra – na Escócia, por exemplo, as máscaras ainda são obrigatórias em ambientes fechados. Mas são as fotos dos ingleses. Boris Johnson foi novamente fotografado na cúpula da COP26 sentado sem máscara ao lado do naturalista David Attenborough, de 95 anos imagens transmitidas ao redor do mundo.
Patricia Yates, vice-CEO da Visit Britain, admite que o Reino Unido precisa melhorar sua ótica pandêmica.
“O governo devolveu o controle ao povo e disse que não queremos ser um governo autoritário, é uma escolha pessoal. Acho que está mais na tradição britânica, mas aprecio que seja diferente de outros países”, diz ela.
“Portanto, acho que temos que deixar nossa mensagem de tranquilização explícita. Pediram meu certificado de vacinação para ir a teatros e eventos, mas não tenho certeza de que os visitantes internacionais percebam que ainda existem requisitos aqui. Não tenho certeza se está contando essa história. ”
Europeus de fora
Antes da pandemia era o Brexit que preocupava a indústria do turismo no Reino Unido.
A saída da UE sempre causou revolta na indústria de viagens – até porque os europeus são o segundo mercado mais valioso para o turismo receptivo, depois dos americanos.
Desde 1º de outubro, os cidadãos da UE não podem mais viajar para o Reino Unido apenas com sua identidade, e sim com seus passaportes.
“Isso é extremamente importante”, diz Tom Jenkins, que afirma que cerca de três quartos dos europeus não têm passaporte, pois podem viajar pela Europa com seus cartões de identidade.
“Para uma família de quatro pessoas, as implicações logísticas e de custo de viajar para o Reino Unido tornam-se realmente proibitivas. Isso afeta as viagens escolares também – se algumas crianças não tivessem passaportes europeus, antes teriam usado carteiras de identidade, mas agora elas precisariam de um visto.”

Janson chama isso de “desastre total” para grupos escolares e alunos, dizendo que “iria contra as regras de igualdade” levar algumas crianças para o Reino Unido e deixar outras para trás.
“Há toda uma indústria de escolas com base em grupos de alunos que vêm por seis semanas – eles passam algumas semanas aprendendo inglês e depois fazem viagens culturais”, diz ele.
“Eles têm uma experiência de imersão na língua inglesa e na cultura do Reino Unido, e vale cerca de £ 1,5 bilhão por ano, apenas com estudantes europeus.”
Agora, diz ele, os grupos europeus estão escolhendo a Irlanda e Malta em vez do Reino Unido, já que têm escolas de inglês, mas não a burocracia. De acordo com o English UK, o primeiro ano da pandemia viu uma queda de 83,6% nos alunos.
“O feedback tem sido desanimador, sugerindo que a maioria dos pais europeus não se daria ao trabalho e às despesas de obter passaportes para o que geralmente são férias de estudo de apenas duas ou três semanas”, disse um porta-voz do grupo.
“Se apenas um aluno de um grupo maior não tiver passaporte, todo o grupo pode alterar seus planos e viajar para outro lugar.”
O fim das compras sem impostos
Outro efeito colateral do Brexit está afetando os viajantes que gastam muito em todo o mundo, bem como os europeus.
No dia 1º de janeiro de 2021, o governo aboliu o VAT Retail Export Scheme, que permitia compras isentas de impostos no Reino Unido para cidadãos de fora da UE. Isso torna o Reino Unido o único país europeu que não oferece compras isentas de impostos para visitantes de fora da UE.
Um porta-voz do governo disse à CNN que “cerca de 92% dos visitantes de fora da UE para o Reino Unido não usaram o esquema de exportação de varejo de IVA e estendê-lo para a UE teria aumentado substancialmente os custos do esquema.”
Portanto, em vez de permitir que os cidadãos da UE aderissem ao esquema pós-Brexit, eles o descartaram totalmente.
O porta-voz do Tesouro continuou: “O VAT RES é muito improvável que atue como um motivo significativo para visitar o Reino Unido e as compras isentas de impostos ainda estão disponíveis na loja quando as mercadorias são enviadas para endereços no exterior.”
Mas especialistas do setor dizem que isso terá um efeito enorme sobre os turistas importantes da China e do Oriente Médio.
E o Office for Budget Responsibility, um órgão independente de fiscalização das finanças públicas do Reino Unido, questionou os números do governo, enquanto o Comitê de Seleção do Tesouro – um comitê parlamentar bipartidário – pediu ao governo uma análise mais aprofundada em outubro de 2020, mas ainda não recebeu uma resposta.
“Com o Brexit, tivemos a oportunidade de fazer do Reino Unido o destino de compras da Europa, mas em vez de expandir o esquema, eles se livraram dele”, diz Janson.
“Basicamente, é colocar uma grande placa em Heathrow dizendo às pessoas da China e do Oriente Médio para irem a Paris ou Milão e fazerem suas compras lá. É um verdadeiro dano à indústria do turismo.”
Um porta-voz da Associação de Varejo Internacional do Reino Unido disse à CNN que o corte do esquema deve levar a uma queda de 38% nas vendas no varejo para visitantes de fora da UE, em comparação com 2019 – uma perda de £ 1,2 bilhão ($ 1,6 bilhão) para a economia.
Mas isso não é tudo. “Também é provável que haja perdas indiretas, pois os visitantes com altos gastos viajam para o Reino Unido com menos frequência e passam menos tempo aqui, preferindo visitar países onde podem comprar produtos por 20% menos do que no Reino Unido”, disseram eles.
Visitantes da China e dos países do Conselho de Cooperação do Golfo representam 4% dos visitantes do Reino Unido, mas fazem cerca de 60% das compras sem impostos.
“A pesquisa mostra que mais de 50% dos visitantes chineses e mais de 60% dos visitantes do GCC reduziriam o número de vezes que visitam o Reino Unido e o tempo que passam aqui – como resultado direto do fim das compras isentas de impostos, ” eles disseram.
Marcus Lee concorda. “Essencialmente, os produtos serão menos competitivos em preço, portanto, os chineses [os turistas] podem ir para outro lugar”, diz ele.


Falta de gasolina, comida e pessoal



Via movimentada de Londres vazia durante horário de pico por conta do lockdown imposto no país em 2020 / Reuters


Talvez seja a Covid, talvez seja o Brexit, mas a economia de serviços do Reino Unido também sofreu um golpe este ano – pior do que outros países europeus.
“Há uma percepção generalizada de que o Reino Unido está lutando para manter sua economia de serviços”, diz Jenkins.
“Estão circulando histórias sobre falta de combustível, falta de alimentos e problemas com pessoal em hotéis. Nenhuma delas indica um destino em que você gostaria de passar férias.
“Existem muitas opções alternativas na Europa que não sofrem com essa percepção e são muito mais fáceis de entrar.”
Embora os turistas chineses “não se importem” com a política interna de seus destinos de férias, Marcus Lee diz que os problemas da cadeia de suprimentos são uma história diferente.
“Definitivamente há preocupação”, diz ele. “Como qualquer turista, você não quer ir a um lugar que tem pouca comida ou é inseguro.”

O Reino Unido foi particularmente atingido pela falta de motoristas de caminhão em toda a Europa, com muitos deixando o país após o Brexit. Outubro viu escassez de combustível em todo o país, com os militares contratados para entregá-lo aos postos de gasolina em todo o país.
E a escassez de alimentos associada à crise dos caminhoneiros levou os líderes da indústria a alertar que os britânicos podem não receber todos os ingredientes para suas refeições típicas de Natal este ano.
Até o ministro do governo George Eustice parecia sinalizar dificuldades futuras, dizendo aos telespectadores em outubro que eles teriam seus jantares de peru contanto que houvesse “capacidade suficiente de HGV [transporte de mercadorias pesadas]”.
Os parlamentares também votaram em outubro para permitir que o esgoto parcialmente tratado seja lançado nos mares e vias navegáveis do Reino Unido, devido à falta de motoristas. A medida foi revertida depois de protestos públicos generalizados, mas fará pouco para promover a miríade de praias da Grã-Bretanha.
O governo está oferecendo vistos de curta duração para motoristas de caminhão – muitos dos quais deixaram o país devido às regras pós-Brexit sobre “trabalhadores não qualificados” – para tentar amenizar a crise.

Uma regra para eles, uma para nós
Há mais uma coisa que pode estar afastando os visitantes do Reino Unido, segundo os especialistas do setor de viagens: as restrições confusas do país.
O Reino Unido aboliu a necessidade de quarentena dos hotéis no dia 1º de novembro. Mas, embora isso signifique que está mais tranquilo em relação às regras de entrada do que muitos outros países – você não precisa de um teste negativo para viajar para o país, embora precise de um teste rápido feito dois dias antes da data de embarque – seus regulamentos são mais rígidos para viajantes estrangeiros do que para cidadãos britânicos.
Britânicos que receberam as duas doses da vacina e que tiveram contato com alguém com resultado positivo no teste não precisam ser colocados em quarentena. Mas aqueles que foram vacinados no exterior – mesmo em um país cujo programa de vacinação é reconhecido pelo Reino Unido – precisam fazer. Portanto, se o teste de alguém em seu voo para o Reino Unido for positivo e você for negativo, você ainda terá que ficar em quarentena se for vacinado no exterior.
Além disso, enquanto a maioria dos países europeus trata as crianças não vacinadas da mesma forma que os adultos vacinados com os quais viajam, o Reino Unido faz as coisas de forma um pouco diferente. Crianças não vacinadas residentes no Reino Unido, ou em uma lista de países aprovados, não precisam ficar em quarentena na chegada.
Mas aqueles que vêm de países que não estão na lista devem ficar em quarentena por 10 dias – independentemente de o teste ser negativo, e independentemente de seus pais precisarem ou não de quarentena.
Ainda em outubro, a lista de países aprovados girava em torno da marca dos 50. Foi ampliado em 11 de outubro para cerca de 100 países e, a partir de 22 de novembro, todos os menores de 18 anos serão tratados como totalmente vacinados, de onde vierem.
Mas a incerteza está afastando os viajantes.
“O principal fator para qualquer um é: será perigoso e quais são as chances de minhas férias serem arruinadas – ou uma barreira para a entrada, como quarentena por 10 dias”, diz Janson.


Funcionário higieniza placa no aeroporto de Heathrow, em Londres / Reuters

Americanos para o resgate

Algo que poderia ajudar a aliviar o Reino Unido de sua bagunça atual? Uma campanha de marketing decente, diz Janson. Os países em todo o mundo lutaram para superar uns aos outros em 2021, com os países europeus em particular competindo para atrair os turistas que estivessem dispostos a viajar.
No entanto, onde outros países estão investindo dinheiro, o Reino Unido está reduzindo.
O orçamento básico do Visit Britain foi reduzido em 35% em termos reais na última década.
Patricia Yates diz que uma campanha de recuperação de £ 7,2 milhões (US $ 9,7 milhões) para o Reino Unido será lançada em janeiro, destinada a turistas mais jovens dos Estados Unidos e da Europa, ação que já será finalizada em março.
É fácil desperdiçar dinheiro em uma campanha, ela avisa, mas diz que com um cheque em branco, ela gostaria de reforçar os vínculos com o setor de viagens para “promover a conversão”, reavaliar o regime de vistos do Reino Unido para “manter o país seguro, mas conseguindo visitantes que virão”  e talvez dê uma outra olhada naquela controversa decisão de compra isenta de impostos.
2022 será um grande ano para a Grã-Bretanha: é o Jubileu de Platina da Rainha, os Jogos da Commonwealth serão realizados e há o Festival UK 2022, que criará 10 projetos de engajamento público, apresentando todos, de artistas a cientistas, em uma tentativa de impulsionar a criatividade do Reino Unido.
Janeiro será fundamental, diz Janson. As pessoas tendem a fazer as reservas no final de dezembro e no início de janeiro, então o Reino Unido precisa mudar as coisas até lá.
Os americanos já parecem concordar – Visit Britain diz que houve um aumento nas reservas desde que os EUA anunciaram que relaxariam suas próprias restrições. Yates diz que o aumento nos voos desde a inauguração de 8 de novembro cortará os dois lados.
Na verdade, diz Visit Britain, as reservas de voos de entrada dos EUA para o Reino Unido para o período de férias deste ano se recuperaram para 62% dos níveis de 2019.
Ninguém está negando que há um longo caminho a percorrer, no entanto. E com tantos fatores em jogo, é difícil saber qual é o mais urgente.
Como Kurt Janson diz, com tristeza: “É difícil saber porque ninguém vem aqui.”



Por CNN

Redação Rádio domm