Todos com mais de 40 anos no Reino Unido receberão uma terceira dose da vacina Covid, e os de 16 e 17 anos receberão uma segunda injeção.


Ele segue as novas recomendações dos conselheiros do governo, o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI).
Mulheres grávidas também estão sendo incentivadas a se vacinar.


Quais são as novas diretrizes para vacinas?

  • Aqueles com 16 ou 17 anos agora podem ter um segundo jab, 12 semanas após o primeiro
  • Mulheres grávidas são um grupo-alvo importante

O que é um reforço?
Um reforço é uma dose extra da vacina Covid, que ajuda a prolongar a proteção em vacinas de vacina dupla, especialmente em grupos de idade mais avançada.
Boosters já foram oferecidos a qualquer pessoa com 50 anos ou mais, equipe médica da linha de frente e pessoas com problemas de saúde que os colocam em maior risco de Covid.
Ter três doses oferece proteção de 93% contra doenças sintomáticas, de acordo com dados da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido .

Quem pode receber reforço?


As regras alteradas são as mesmas em todo o Reino Unido:

  • Você tem 40 anos ou mais
  • Você tem 16 anos ou mais e um problema de saúde que o coloca em alto risco por causa da Covid
  • Você é um assistente social ou de saúde da linha de frente
  • Você é um adulto que vive com uma pessoa imunossuprimida

Além dos reforços, algumas pessoas com sistema imunológico severamente suprimido estão recebendo uma terceira injeção primária como parte da vacinação básica - também podem receber uma dose de reforço posteriormente.Como consigo um?
Você pode esperar para ser contatado para uma consulta ou - dependendo de onde você mora - reservar online.

Na Inglaterra, você pode pré-reservar o reforço cinco meses (152 dias) após a segunda dose. Você terá uma consulta seis meses (182 dias) após sua segunda injeção. Como alternativa, depois de seis meses, você pode ir diretamente a um centro de atendimento do NHS .
O site da vacina do NHS diz que pessoas de 40 a 49 anos devem poder marcar consultas a partir de segunda-feira, 22 de novembro .
Um portal de reservas online foi lançado na Escócia e em breve será estendido para pessoas na faixa dos 40 anos , uma vez que grupos prioritários anteriores tenham recebido seu reforço.

Na Irlanda do Norte, as consultas para maiores de 50 anos e outros grupos elegíveis estão disponíveis nas farmácias .
Qualquer pessoa com direito a reforço no País de Gales deve aguardar uma consulta.

E se eu estiver doente ou tiver Covid?
Em todo o Reino Unido, se você testou positivo para Covid, deve esperar quatro semanas (28 dias) antes de receber o reforço, a contar da data do teste.
Você não deve receber o reforço se tiver uma doença grave ou febre alta, mas as informações do paciente, tanto da Pfizer quanto da Moderna, dizem que febre baixa ou resfriado não são motivos para atrasar.

A dose de reforço aparece no aplicativo do NHS?
No momento, apenas a primeira e a segunda doses da vacina Covid estão listadas no aplicativo NHS (não no aplicativo NHS Covid-19 que o alerta se você esteve perto de alguém com o vírus).
Se você tiver 16 anos ou mais, o aplicativo gera um NHS Covid Pass que pode ser usado para provar seu status de vacinação no Reino Unido ou no exterior.

O primeiro-ministro Boris Johnson disse que há planos para adicionar reforços ao aplicativo, já que "temos que ajustar nosso conceito do que constitui uma vacinação completa".Quais crianças estão sendo vacinadas?
O JCVI disse que os jovens de 16 e 17 anos devem pedir uma segunda dose do Jab da Pfizer - que deve ser administrada pelo menos 12 semanas após a primeira.

Enquanto isso, todos os jovens de 12 a 15 anos no Reino Unido estão recebendo uma única injeção Pfizer Covid .





Não há vacina atualmente aprovada para menores de 12 anos no Reino Unido.

E quanto a mulheres grávidas?
O governo também destacou os riscos específicos enfrentados pelas mulheres grávidas. Novos números mostram que, das 1.714 mulheres grávidas admitidas no hospital com a Covid entre 1º de fevereiro e o final de setembro, 98% não foram vacinadas.
Mais de 98% das pessoas admitidas em terapia intensiva no mesmo período não foram vacinadas.
O Professor Chris Whitty do Gabinete Médico-Chefe da Inglaterra exortou todas as mulheres grávidas (ou planejando engravidar) a receberem a vacina:
"Todas as opiniões médicas são realmente claras de que os benefícios da vacinação superam em muito os riscos em todas as áreas."

Quais são as regras da vacina para o pessoal do NHS?
Todo o pessoal da linha de frente do NHS na Inglaterra terá que ser totalmente vacinado contra a Covid até 1º de abril.
Haverá isenções por motivos médicos e para quem não tiver contato pessoal com os pacientes .
O pessoal da casa de saúde na Inglaterra tinha até quinta-feira, 11 de novembro, para ser vacinado (a menos que eles tivessem uma isenção médica).
Essas regras se aplicam apenas na Inglaterra.
A vacinação não é obrigatória para outras pessoas no Reino Unido, embora as pessoas que receberam duas doses não precisem se isolar após o contato com um caso positivo.

A Escócia e o País de Gales também exigem passaportes da Covid para a entrada em alguns locais e eventos, assim como vários países estrangeiros .


Como reservo minha primeira ou segunda vacina?

  • Na Inglaterra , qualquer pessoa com 16 anos ou mais pode reservar o primeiro ou o segundo jabs online, ligando para 119 ou visitando uma clínica ambulante
  • Na Irlanda do Norte , você pode reservar online ou ligar para 0300 200 7813; centros de atendimento são abertos para adolescentes mais velhos
Qual vacina vou tomar?
Pessoas com menos de 40 anos ou grávidas estão recebendo Pfizer ou Moderna em vez de Oxford-AstraZeneca, por causa de uma possível conexão com casos extremamente raros de coágulos sanguíneos.
Pfizer está sendo oferecido aos menores de 18 anos, embora a vacina Moderna também tenha sido autorizada para uso em crianças.
A maioria dos reforços será uma dose de Pfizer ou meia dose de Moderna, independentemente de qual injeção você recebeu inicialmente.




E os efeitos colaterais?
Os mais comuns incluem dor no braço, dor de cabeça, calafrios, fadiga e náusea .
Eles fazem parte da resposta imunológica normal do corpo às vacinas e tendem a se resolver em um ou dois dias.
Existem casos extremamente raros, mas ocasionalmente fatais, de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos após tomar a vacina AstraZeneca.

Separadamente, um número muito pequeno de pessoas experimentou uma reação alérgica grave após receber a vacina Pfizer.
Você deve discutir quaisquer alergias graves existentes com seu profissional de saúde antes de ser vacinado.



    Por BBC

    Redação Rádio domm