Apresentação das escolas começa já no domingo (13), com Imperatriz, São Clemente e Portela. Confirmação aconteceu depois da reunião do comitê científico nesta segunda-feira (7).

O Rio de Janeiro vai voltar a ter os ensaios técnicos das escolas de samba do grupo especial para o carnaval 2022. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) aguardava apenas a reunião do Comitê Científico de Enfrentamento à Covid nesta segunda-feira (7) para bater o martelo sobre as datas dos ensaios.

Com a retirada da exigência do uso das máscaras de proteção em todos os ambientes, os ensaios também ficam liberados e acontecem já no domingo (13). Apesar da liberação das máscaras, a apresentação do comprovante de vacinação segue obrigatória, e a Liesa recomenda que o público que for assistir aos ensaios, chegue mais cedo para fazer a comprovação com calma.


Confira a programação

A primeira a pisar na Marquês de Sapucaí após quase dois anos sem atividades é a Imperatriz Leopoldinense, agremiação que subiu do grupo de acesso - agora chamado de Ouro -, e que também abrirá os desfiles do grupo especial no dia 22 de abril.

A escola faz seu ensaio às 20h30 e mostra um pouco do enredo que fará homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues, com "Meninos, e u vivi... onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine", idealizado pela carnavalesca Rosa Magalhães.
Na sequência, às 21h40h, é a vez da São Clemente, que vai homenagear o ator Paulo Gustavo com o enredo "Minha vida é uma peça", do carnavalesco Tiago Martins.
A noite termina com o ensaio da Portela, às 22h50, com o enredo "Igi Osè Baobá", de Renato e Marcia Lage, e que retrata a simbologia dos baobás, árvores gigantescas e milenares originárias da África.


As datas para os próximos domingos também já estão fechadas com as seguintes escolas:


  • 20 de março – Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel e Mangueira;
  • 27 de março – Unidos da Tijuca, Beija-Flor e Salgueiro;
  • 3 de abril – Mocidade e Grande Rio;
  • 10 de abril – Lavagem da avenida e ensaio da Viradouro, campeã do carnaval 2020, que faz ainda os teste de luz e som para o desfile 2022.



“Estamos em grande expectativa para a realização dos ensaios. Será a oportunidade de termos uma prévia daquele que será o maior carnaval de todos os tempos, se Deus quiser! O povo do samba é forte e soube se reinventar durante a pandemia. É um momento de celebração e festa representando a união de todas as escolas e a força do Carnaval Carioca”, disse Jorge Perlingeiro, presidente da LIESA, ao divulgar a programação oficial dos ensaios.

O formato dos ensaios técnicos segue o mesmo dos anos anteriores. As escolas ensaiarão com o suporte de um carro de som e, na última escola da noite, o público presente poderá descer à pista para formar o tradicional “arrasta-povo”, atrás do cordão de isolamento.


  • Haverá ainda haverá pagode na praça de alimentação, com o Botequim de Samba, a partir de 18 horas até meia-noite. Além disso, o público contará com vendedores ambulantes e pontos fixos para venda de alimentação e bebidas.
  • Série Ouro também vai ensaiar
  • As escolas de samba da Série Ouro (antigo acesso) também vão ensaiar na avenida. O presidente da LIGA-RJ, Wallace Palhares, acertou no dia 28 de fevereiro na Riotur que, caindo qualquer impedimento sanitário para o ensaio técnico, as agremiações desfilariam nas seguintes datas:
  • 12 de março;
  • 19 de março;
  • 26 de março;
  • 2 de abril ;
  • 9 de abril.
  • Sempre com três escolas desfilando por dia. Vale lembrar que a Série Ouro tem atualmente 15 agremiações, que desfilam nos dias 20 e 21 de abril e brigam pelo título de campeã e uma vaga na elite das escolas de samba do Grupo Especial.
  • “Estamos muito felizes em podermos voltar a ensaiar na Sapucaí. Os ensaios técnicos hoje vão muito além de um treino, é o primeiro encontro das escolas com o público, se tornou um evento muito esperado pelos sambistas”, disse o presidente da LIGA-RJ, Wallace Palhares.


  • Por g1
  • Redação Rádio domm