Relação inclui Carolina Maria de Jesus, Elena Ferrante, bell hooks e Brené Brown, autoras com destaque na literatura contemporânea e nas listas dos mais vendidos.


Os conhecimentos acerca do universo feminino foram baseados, ao longo dos anos, em uma ótica masculina de uma sociedade patriarcal, que idealizava ou naturalizava a imagem das mulheres, segundo especialistas.

Esse cenário mudou e inúmeras escritoras vêm conquistando notoriedade nas editoras e na própria academia. "Embora ainda tenhamos espaço para evoluir, já vemos livros que tratam da mulher real. Na não-ficção, temos histórias de mulheres empreendedoras, que são referências em seu segmento", analisa Thereza Castro, supervisora editorial do Skeelo, aplicativo de e-books.

"Com a ficção, as protagonistas são fortes e têm dificuldades, mas buscam independência e liberdade, em todos os segmentos da vida, na sua relação com corpo, nos relacionamentos, no mercado de trabalho, e também na maternidade, um tema que está em alta", complementa.


Outros guias:




g1 lista abaixo 20 obras que têm destaque nas listas de mais vendidos, foram escritas por mulheres e abordam temas como racismo, história, política, autoconhecimento e protagonismo feminino.

"O feminismo é uma palavra que foi deturpada em seu sentido e acho essencial para qualquer mulher entender mais sobre o tema. Tenho certeza que muitas se descobrirão feministas, mesmo sem querer", pontua Fernanda Saboya, diretora-geral da editora Melhoramentos.


Nas lojas on-line, no começo de março, os preços variavam entre R$ 15 e R$ 70.


'É assim que acaba' – Colleen Hoover


Um dos best-sellers do jornal "The New York Times" aborda temas sensíveis, como violência doméstica e abuso psicológico. A autora norte-americana Colleen Hoover revelou para seus leitores que a obra é um dos relatos mais pessoais da sua carreira.


'Os sete maridos de Evelyn Hugo' – Taylor Jenkins Reid


A escritora americana Taylor Jenkins Reid não sai da lista dos mais vendidos. O livro se encaixa no gênero “chick lit”, publicações escritas por mulheres e direcionados para mulheres.


'Belo mundo, onde você está' - Sally Rooney


Eleita pelo jornal "The Guardian" como fenômeno literário da década, a romancista irlandesa Sally Ronney é uma das vozes da literatura contemporânea. “Belo mundo, onde você está” conta a história de 4 jovens que lidam com as incertezas da vida pessoal, do amor e da amizade.


'A amiga genial' – Elena Ferrante


O livro “A amiga genial” é o primeiro de quatro romances da série napolitana da escritora italiana Elena Ferrante, um pseudônimo criado para uma pessoa que poucos conhecem o nome e o rosto.

A história se passa na Itália, no período pós guerra, e narra a relação de duas amigas da infância até os seus 16 anos. Nele, assuntos como amor, amizade e autoconhecimento se entrelaçam constantemente.

O romance já foi adaptado para uma série com o mesmo nome.



'A Pediatra' – Andréa Del Fuego


No romance “A Pediatra”, a escritora brasileira Andréa Del Fuego conta a história de uma médica que não gosta de crianças nem de mães. Sua abordagem é simplesmente técnica, ou seja, não há paixão pelo ofício ou pelas relações humanizadas criadas naquele ambiente.



'Brasil: uma biografia' – Lilia M.Schwarcz e Heloisa M. Starling


As historiadoras brasileiras Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling reúnem documentos e relatos para construir uma biografia sobre a história do Brasil. O cotidiano, a vida política, as principais expressões culturais, manifestações e ciclos econômicos estão entre os assuntos abordados.


'Política é para todos' – Gabriela Prioli


Em seu primeiro livro, a advogada e escritora brasileira explica como funciona a política e como é possível questioná-la com argumentos racionais e próprios.



'Não aguento mais não aguentar mais: como os millenials se tornaram a geração do burnout' – Anne Helen Petersen


Em seu livro, a autora norte-americana Anne Helen Petersen faz uma análise histórica dos principais acontecimentos que levaram os millenials a se tornarem a geração do burnout. A síndrome do burnout se tornou, em janeiro de 2022, uma doença ocupacional, de acordo com a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de história, a obra da jornalista conta com o seu próprio relato sobre o assunto e quais foram os indícios que levaram os médicos ao seu diagnóstico.



'Talvez você deva conversar com alguém: uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós' - Lori Gottlieb


A terapeuta e escritora americana Lori Gottlieb apresenta, ao longo de 448 páginas, a sua experiência na terapia e destaca a história de 4 pacientes que se tornaram inesquecíveis ao longo de sua trajetória como psicoterapeuta.


'A coragem de ser imperfeito' - Brené Brown


A pesquisadora norte-americana Brené Brown, especializada em assuntos ligados à vulnerabilidade, vergonha e empatia, está entre as palestrantes mais assistidas do TED Talks um ciclo de palestras, com nomes influentes em diversos campos.


Em seu livro “A coragem de ser imperfeito”, a autora mostra que a vulnerabilidade não pode ser entendida como sinônimo de fraqueza.


'Mulheres que correm com os lobos' – Clarissa Pinkola Estés


O livro “Mulheres que correm com os lobos”, da escritora americana Clarissa Pinkola Estés, ficou durante um ano na lista dos mais vendidos do jornal "The New York Times". Nele, a psicanalista instiga as mulheres a reencontrarem a própria natureza, livre e selvagem.


'Mulheres, raça e classe' – Angela Davis


A professora universitária e filósofa marxista norte-americana Angela Davis foi integrante do partido Panteras Negras e desde sua adolescência milita pelos direitos políticos e civis. Ela aborda o surgimento do movimento abolicionista, do sufrágio e da luta pelos direitos femininos, sob a ótica racial no livro "Mulheres, raça e classe".


'Por um feminismo afro-latino-americano' - Lélia Gonzalez


Os inúmeros ensaios da antropóloga e intelectual brasileira Lélia Gonzalez foram compilados em um livro que trata sobre racismo, colonialismo e sexismo, a partir de uma ótica afro-latino-americana.


'Os homens que explicam tudo para mim' – Rebecca Solnit


O livro evidencia as diversas nuances do machismo, as diferentes manifestações da violência contra a mulher e elenca inúmeras questões problemáticas relacionadas à cultura patriarcal.


'Tudo sobre o amor: novas perspectivas' – bell hooks


A descrença no amor e a visão de que ele pode ser sentido apenas em relacionamentos afetuosos são a base do livro da professora e teórica feminista norte-americana bell hooks. Ela defende, ao longo de 280 páginas, que o amor é muito mais que um sentimento, argumentado que tem um real significado e uma construção enraizada.

A escritora morreu no fim do ano passado e deixou mais de 40 livros publicados.


'Olhos D’Água' - Conceição Evaristo


A linguista Conceição Evaristo é um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira. Em seu livro “Olhos D'Água”, ela retrata como a realidade do mundo é dura, especialmente para mulheres negras.

"Com um texto afetivo e poético, Conceição traz o protagonismo da mulher negra e expõe realidades brutais, discriminações de gênero e raça", analisa Fernanda Saboya.



'Quarto de despejo' – Carolina Maria de Jesus


A poetisa Carolina Maria de Jesus hoje é uma das escritoras mais importantes do país. Publicado em 1960, seu livro é, na verdade, um diário onde ela relata o cotidiano duro e cruel da vida de uma moradora da favela.

"É uma voz importante para a mudança necessária da representação da mulher e da mulher negra na literatura", observa Fernanda Saboya, da editora Melhoramentos.


'Pequeno manual antirracista' – Djamila Ribeiro


O “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Ciências Humanas. Nele são apresentadas 11 lições para entender o que é racismo e de que forma é possível combatê-lo, com ações e medidas efetivas.

“Reforça o ideal de ruptura aos discursos misóginos e preconceituosos, incrustados nas sociedades por meio, basicamente, da educação das novas gerações”, sintetiza Alleid Ribeiro, professora.


'Tudo é rio'- Carla Madeira


O primeiro livro da escritora mineira Carla Madeira conta a história de um triângulo amoroso, que foge dos clichês da vida real. Além questionar sentimentos como o amor, a obra ressalta a importância da sororidade entre as mulheres.


'O peso do pássaro morto' - Aline Bei


Inspirado em um fato de sua infância, o livro da escritora paulista Aline Bei conta os impactos das primeiras perdas, ao acompanhar uma personagem dos 8 aos 52 anos. Além disso, narra as principais questões que permeiam o universo feminino, como sexualidade, maternidade, abuso e a saúde emocional.



Por g1

Redação Rádio domm